Eventos acadêmicos 2017

Os eventos estão ordenados cronologicamente.
Role a página até o final para visualizar todos.

 

 

O II Colóquio Internacional sobre Violência Política no Século XX vai acontecer no Instituto de História da Universidade Federal Fluminense, Niterói, nos dias 27 a 30 de junho de 2017, para promover o diálogo transdisciplinar entre professores, alunos e pesquisadores de pós-graduação interessados no tema da violência e nas diversas formas sob as quais ela se apresentou no último século, um tema que tem marcado de modo indelével a experiência da contemporaneidade.

Data:27 a 30 de junho de 2017.
Local: Instituto de História da Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Mais informações no link.

 


 

O 14º Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA) irá ocorrer entre os dias 25 de julho e 28 de julho na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica) no Rio de Janeiro, Brasil. O Congresso contará com painéis acadêmicos, convidados, sessões plenárias e atividades culturais.p>

Data:25 a 28 de julho de 2017.
Local: PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica), Rio de Janeiro.

Principais prazos: envio de propostas até o dia 31 de maio de 2017.

Mais informações no link.

 


 

 

 

 

 

 

 

A temática do 18º Congresso de Sociologia pretende também estimular a análise sobre as formas como vem se processando a constituição de um espaço transnacional de produção da sociologia, perceptível através do intenso fluxo de pesquisadores e de ideias, que se estendem para além das fronteiras nacionais e da realização de conferências e simpósios internacionais, com a participação de sociólogos de diferentes partes do mundo. A temática selecionada pelo Congresso visa, sobretudo, instigar a realização de trabalhos e da reflexão sobre a sociologia produzida no Brasil nos últimos anos e sobre sua inserção neste espaço internacional.

Data:26 a 29 de julho de 2017.
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília, DF.

Principais prazos: neste link.

Mais informações no link.

 


 

O 55° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia e Rural (SOBER) terá o tema “Inovação, Extensão e Cooperação para o Desenvolvimento”. O objetivo geral do evento será promover o intercâmbio, a troca de experiências e facilitar a discussão de temas relacionados à agricultura e ao meio rural, mediante participação de pesquisadores, técnicos, profissionais e formuladores de políticas públicas identificados com as disciplinas da Economia Rural, Sociologia e Administração Rural.

Data:30 de julho a 3 de agosto de 2017.
Local: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS.

Mais informações no link.

 


 

CIER

O 13º Congresso Mundos de Mulheres (MM) – um encontro internacional e interdisciplinar de e sobre mulheres – acontecerá conjuntamente ao Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 (FG) entre 30 de julho e 4 de agosto de 2017 em Florianópolis, SC, Brasil, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A temática que norteará o encontro será 'Transformações, Conexões, Deslocamentos'.

Data:30 de julho a 4 de agosto de 2017.
Local: Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.

As submissões de alguns tipos de trabalhos (Comunicação Oral em Simpósio Temático, Apresentação em Pôster, Fóruns de Debate, Propostas de Minicursos, Propostas de Oficinas, Exposição Arte e Gênero eMostra de Fotografias) ainda podem ser feitas.

Mais informações no link.

 


 

 

 

A Teoria das Representações Sociais ocupa um importante espaço na Psicologia Social e em outras áreas do conhecimento. O acentuado ritmo de desenvolvimento desse campo de estudos no Brasil tem levado a produção brasileira a se beneficiar do intercâmbio com pesquisadores estrangeiros nas Jornadas Internacionais sobre Representações Sociais (JIRS), proporcionando uma significativa contribuição ao campo internacional, como reconhecem diversos autores europeus e latino-americanos. Com esse pensamento, serão realizadas a X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e a VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, com o tema “Representações Sociais: campos, vertentes e fronteiras”..

Data:12 a 15 de agosto de 2017.
Local: Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, MG.

Prazo para inscrições de proposta de trabalhos: prorrogado até 30 de abril de 2017.

Mais informações no link.

 


 

CIER

O XII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) sob a temática geral "Economia Ecológica e institucionalidade ambiental em tempos de crise", está recebendo propostas de trabalho.
Com sua programação estruturada em Conferências, Mesas-Redondas e Sessões de Apresentação de Trabalho, a proposta do evento é debater, do ponto de vista do pluralismo teórico-metodológico, soluções que promovam a recuperação econômica do país em um nível qualitativamente superior, garantindo a prudência ecológica, a justiça social e a eficiência econômica.

Data:19 a 22 de setembro de 2017.
Local: UFU/Campus Santa Mônica, Uberlândia, MG.

Prazo final para envio de propostas: 19/04/2017.

Mais informações no link.

 


 

CIER

O Encontro Anual da Sociedade de Estudos Sociais da Ciência (Society for Social Studies of Science) se realizará em Boston com o tema 'STS (In)Sensibilidades'.

Data:30 de setembro a 2 de outubro de 2017.
Local: Boston, EUA.

Prazo para submissão de trabalhos: até 1 de março de 2017.

Mais informações no link.

 


 

O VIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), uma parceria entre o Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFRN e o Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais do IFRN, ocorrerá na cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, principalmente, nas dependências da UFRN, no período de 8 a 11 de outubro de 2017. Esse encontro será oportuno para a socialização de conhecimentos produzidos por estudos, ensinos e pesquisas científicas ambientais, especialmente, em níveis de pós-graduação. Destaca-se, assim, a relevância de que esses estejam, em diversas dimensões territoriais e múltiplas escalas geográficas, ancorados na interação entre Ambiente e Sociedade de forma interdisciplinar.

Data:8 a 11 de outubro de 2017.
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal, RN.

Mais informações no link.

 


 

O VIII SAPIS (Seminário Brasileiro sobre áreas protegidas e inclusão social) / III ELAPIS (Encontro Latino Americano sobre áreas protegidas e inclusão social) pretende aprofundar o debate sobre os conflitos ambientais relacionados à legislação e à gestão de áreas naturais protegidas no Brasil e na América Latina, com “Repensando Paradigmas Institucionais da Conservação em Áreas Naturais Protegidas” como o tema central do evento neste ano.

Data: 18 a 21 de outubro de 2017.
Local: Faculdade de Direito - UFF, Niterói - RJ.

Mais informações no link.

 


 

O VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária (Singa 2017) quer conversar, aproximar e ajudar a construir as múltiplas redes de mobilização social que estão sendo tecidas por toda a América Latina acerca de temáticas diferentes: agroecologia; educação de campo; feminismo comunitário; lutas por terra e território; papel do Estado; reforma agrária; povos e comunidades tradicionais; impactos de grandes empreendimentos de infraestrutura, mineração, etc. Durante cinco dias, quer criar um espaço comunitário de reflexão/ação para dar visibilidade e debater sobre as resistências e as rebeldias que estão dando forma e sentido aos territórios de vida dessa América Latina que continua vibrante na construção de pensamento crítico em ação a partir de vários lugares e sujeitos.

Data: 1 a 5 de novembro de 2017.
Local: Curitiba, Paraná.

Atenção: as inscrições de resumos foram prorrogadas até o dia 31 de maio.

Mais informações no link.

 


 

 

 

 

 

Já está aberta a convocatória para X Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales Argentinos y Latinoamericanos, que reunirá, na Argentina, centenas de pesquisadores agrários das mais diversas disciplinas e provenientes de diferentes países da América Latina para o debate sobre uma gama cada vez mais ampla de temas.

Data: 7 a 10 de novembro de 2017.
Local: Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad de Buenos Aires, Argentina.

Prazos importantes: 15 de maio de 2017 (submissão de resumos).
15 de agosto de 2017 (submissão de palestras).

Mais informações no link.

 


 

 

O Comitê Executivo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional tem a satisfação de confirmar a realização do III Encontro Nacional de Pesquisa em SSAN nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2017, na cidade de Curitiba.

Data:8 a 10 de novembro de 2017.
Local: Curitiba, PR.

Prazos importantes: 10 de junho de 2017 (submissão de resumos).
1 de agosto de 2017 (divulgação dos trabalhos aprovados).

Mais informações no link.

 


 

 

VI Conferência Internacional de Pesquisa sobre Economia Social e Solidária (CIRIEC) – 'Economia Social e Solidária, Sustentabilidade e Inovação: enfrentando os velhos e os novos problemas sociais', iniciativa do Centro de Investigação e Pesquisa em Economia Pública e Social (CIRIEC Brasil), do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCASA) e instituições parceiras e apoiadores, será composta por mesas temáticas, grupos de trabalho, palestras, e apresentação de trabalhos. Dessa forma, o evento irá congregar docentes e discentes de programas de pós-graduação, pesquisadores, membros do CIRIEC nacional e internacional, técnicos de organizações governamentais e não governamentais, líderes e empreendedores sociais de comunidades locais e também docentes e discentes da graduação, permitindo o intercâmbio e o surgimento e o fortalecimento de redes de cooperação, assim como ampliar a divulgação de conhecimentos gerados em todo o mundo sobre a temática.

Data:20 de novembro a 2 de dezembro de 2017.
Local: Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Manaus, AM.

Mais informações no link.

 


 

 

O XXXI Congresso da ALAS (Asociación Latinoamericana de Sociologia) se realizará no Uruguai com o tema 'As encruzilhadas abertas da América Latina – A Sociologia em tempos de mudança'.

Data:3 a 8 de dezembro de 2017.
Local: Montevidéu, Uruguai.

Prazos importantes: neste link.

Mais informações no link.

 


 

Nucleos movimentossociasnocampo ceresan cinais Ruralidades estudosdoconsumo oppa als MRV