Minicurso “Na sombra da teoria da justiça: contextualização e crítica ao liberalismo político de John Rawls”

Na sombra da teoria da justiça: contextualização e crítica ao liberalismo político de John Rawls

Inscrições abertas: http://ced.im.ufrrj.br

Data de início:

05/08/2020 às 16:00h

Data de Término:

07/10/2020
________________________________

Ministrantes:

Prof. Dr. Marcos Fanton (Departamento de Filosofia – UFSM)
Prof. Dr. Walter Valdevino Oliveira Silva (Departamento de Filosofia – UFRRJ)

Público-alvo
Geral

Tempo da atividade
20 Hora(s)

Vagas
80 pessoas

Descrição da atividade

O curso consistirá na apresentação e discussão da obra In the Shadow of Justice: Postwar Liberalism and the Remaking of Political Philosophy (Princeton University Press, 2019), da filósofa inglesa Katrina Forrester, Assistant Professor of Government and Social Studies na Universidade de Harvard. A obra de Forrester, lançada no ano passado, é uma das mais fortes análises críticas ao pensamento do filósofo norteamericano John Rawls (1921-2002), principal teórico do liberalismo político da segunda metade do século XX, cuja influência na Filosofia Política segue determinante até hoje.

O curso pressupõe, por parte dos participantes, leitura fluente em língua inglesa.

O curso será ministrado em formato virtual com um encontro semanal, sempre às quartas-feiras, de 16h às 18h.

Estão previstos dez encontros conduzidos pelos Professores Doutores Marcos Fanton (Departamento de Filosofia – UFSM) e Walter Valdevino Oliveira Silva (Departamento de Filosofia – UFRRJ), com início no dia 05 de agosto e término no dia 07 de outubro de 2020. A carga horária total será de 20h.

Resumo

É muito comum, em narrativas da história da filosofia política do século XX, encontrarmos o filósofo norteamericano John Rawls como o autor que estabeleceu uma língua franca para se discutir temas ligados à justiça, democracia, igualdade e tolerância. A teoria de Rawls transformou o liberalismo e sintetizou suas aspirações de conseguir,
em sociedades plurais, um consenso mínimo sobre questões políticas. Com sua Uma teoria da justiça (1971), a formulação de teorias políticas normativas ganhou um estatuto legítimo como disciplina na Filosofia e marcou uma nova forma de abordagem filosófica. Contudo, é importante notar que a crença na elaboração de utopias políticas formadas a partir de teorias filosóficas abstratas é fruto de um contexto social e político muito específico, que ocorreu com o florescimento econômico pós-Segunda Guerra e desapareceu a partir da década de 1970 em diante. A obra da filósofa Katrina Forrester, In the Shadow of Justice (2019), é parte de um grande esforço em mostrar esse contexto e os debates sociais, políticos e econômicos que não apenas influenciaram, mas permitiram que a obra de Rawls tomasse o formato e a magnitude que tomou.

Esta entrada foi publicada em Minicurso e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Minicurso “Na sombra da teoria da justiça: contextualização e crítica ao liberalismo político de John Rawls”

  1. Cristiane Maria Marinho disse:

    Gostaria de ser informada do link do curso, pois pretendo fazê-
    Obg

  2. patricia de castro martins disse:

    Gostaria de ser informada do link do curso, pois pretendo fazê-
    Obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>