Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

              

Links do site
Links úteis
Recomendados
                                             
   
 

Conteúdo necessita de uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Download da Versão mais recente

Da ESAMV à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
100 anos de Educação
1910-2010

Em 1910 teve início um longo processo de construção de um ambiente acadêmico tão decisivo para a história da Universidade Rural quanto o seu próprio nascimento como instituição.

Em 20 de outubro daquele ano foi formalmente criada a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (ESAMV), no âmbito da regulamentação do ensino agrícola no país. A ESAMV entrou em atividade somente em 1913 e foi extinta em 1934. Em seu lugar foram constituídas três instituições distintas: a Escola Nacional de Agronomia (ENA), a Escola Nacional de Veterinária (ENV) e a Escola Nacional de Química (que em 1937 foi incorporada pela Universidade do Brasil, hoje UFRJ). Estas instituições foram decisivas para a superação do caráter fragmentário e diferenciado do ensino agrícola e veterinário existente ao longo do século XIX  e para a criação de um espaço acadêmico de referência. Em janeiro de 1944, a Universidade Rural é criada como um órgão do Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas (CNEPA) e incorpora a ENA e a ENV.

A criação da ESAMV representa a origem da Universidade Rural.

Conforme Deliberação do CONSU reconhecemos o dia 20 de outubro de 1910 como nosso marco histórico original e assim celebramos 100 anos de educação, da ESAMV à UFRRJ (1910-2010).