Fique por dentro do Projeto Biext – “Esporte Educacional: aprender, brincar e incluir através das práticas desportivas no Caic”

Saiba mais e confira um resumo de todos os vídeos já divulgados no canal do Youtube “Lab EDUCH” sobre o Projeto de Extensão Biext – N° 43 da UFRRJ

Durante a pandemia causada pela COVID-19, nossa rotina tem ficado bastante diferente do normal. Nossos hábitos, trabalhos, estudos e lazer foram radicalmente modificados devido ao isolamento social. Apesar disso, é de suma importância que façamos atividades variadas, que nos ajudem principalmente a manter a saúde física e mental, à fim de amenizar os efeitos da quarentena. Pensando nisso, o Projeto de Extensão Biext – Nº 43 preparou uma série de vídeo-aulas sobre práticas esportivas para o público infantil. Os exercícios são simples e trazem uma série de benefícios para o desenvolvimento das crianças.

 

1° Vídeo aula

Nesse vídeo praticamos três atividades, são elas: escada de agilidade, arremesso no balde e gesto, corpo e movimentos. Esses exercícios ajudam a trabalhar a agilidade, a lateralidade e a coordenação motora grossa que envolve os grandes músculos do corpo e é responsável pelos movimentos de maior amplitude, além de vivenciar e conhecer o universo dos movimentos, através de gestos que seu corpo pode reproduzir. Sendo assim, essas atividades agregam a capacidade de memorização motora dos movimentos desenvolvidos para serem somados em futuras atividades.

 

 

2° Vídeo aula

Nesse segundo vídeo trabalhamos as brincadeiras de tabuleiro com características étnicas.  Eles abordam jogos de raízes africanas proporcionando a diversificação cultural, através das seguintes atividades: jogo africano Shisima, jogo de Moçambique ou labirinto africano e jogo Flongodo. Os jogos de tabuleiros ajudam na concentração, na capacidade de antever jogadas envolvendo o raciocínio e a tomada de decisões. As atividades foram pensadas de maneira a trabalhar a cognição, a habilidade motora fina que envolve os músculos pequenos e coordenação olhos-mãos,  como os desafios, o raciocínio lógico e o respeito às regras, além de proporcionar a interação familiar.

 

 

3° Vídeo aula

As duas atividades propostas neste vídeo por meio das brincadeiras do “quadrado colorido” e “reproduzindo movimentos”, visam estimular a memorização, percepção de tempo/espaço e lateralidade na criança. A prática desses exercícios também tem como objetivo promover a interação familiar.

 

4° Vídeo aula

As atividades propostas neste vídeo por meio das brincadeiras “quadrado mágico” e “acerte o alvo”, permitem que a criança desenvolva e aperfeiçoe habilidades como raciocínio lógico, coordenação motora, concentração e precisão. Usando materiais simples e alternativos, possibilita que as brincadeiras possam ser feitas em qualquer ambiente.

 

 

5° Vídeo aula

Nessa vídeo-aula as atividades abordadas são “jogo da memória com copos”, “bexiga no copo”, “acerte o copo” e “jogo da velha com copos”. Utilizamos copos descartáveis como material principal pois são versáteis e rendem muitas brincadeiras. Os exercícios  trabalham coordenação, memorização e agilidade, que são alguns dos fundamentos primordiais para o desenvolvimento infantil. Com esses jogos as crianças têm uma série de benefícios: desenvolver o raciocínio rápido, a noção espacial, a memória fotográfica, a consciência de competição, contribui para uma melhor desenvoltura cerebral, e auxilia na importância do saber “ganhar x perder”, pois como se trata de jogos com regras, proporciona também noção de disciplina e aceitação.

 

 

6° Vídeo aula

As atividades apresentadas neste vídeo resgatam as brincadeiras de festa junina, que visam desenvolver de forma lúdica e recreativa agilidade, equilíbrio e coordenação. São elas a “corrida do saco”, “derruba latas” e “corrida de ovo na colher”. Com esses jogos as crianças conseguem desenvolver o raciocínio rápido, desenvolver a noção espacial, a agilidade, contribuir para uma melhor desenvoltura de equilíbrio, desenvolver a consciência de competição e a importância do saber “ganhar x perder”.

 

7° Vídeo aula

As atividades do sétimo vídeo consistem em “arremesso no balde” e “arremesso com os pés”. Elas permitem que a criança desenvolva as habilidades manipulativas. Trabalhando a coordenação motora, concentração, flexibilidade e a lateralidade, sempre buscando estimular o uso dos dois lados dos membros (mãos e pés), e assim proporcionando a progressão na execução das atividades.

 

8° Vídeo aula

Os exercícios propostos no oitavo vídeo são “resposta sensorial”, “corrida de tampinhas” e “golgiznho”. Essas atividades ajudam a trabalhar a psicomotricidade, que também é uma abordagem pedagógica que permite a realização de atividades e interações que promovam a união do aspecto motor, emocional e intelectual. Através de todos esses elementos a criança vai desenvolvendo seus sentidos e capacidades, adquirindo assim mais habilidades e melhorando sua coordenação motora fina, para realizar atividades cada vez mais complexas e com um maior grau de concentração. Essas atividades servem também para o resgate dos jogos e brincadeiras populares, que devido à interação cada vez maior das crianças com a internet, acabam sendo perdidas.

 

 

 

 

 

9º Vídeo aula

No vídeo de número nove da série, temos atividade com duas variações, sendo a primeira o “pegue o objeto” e a segunda “bomba relógio”. Os materiais utilizados são de fácil acesso e encontrados em casa. As atividades de forma lúdica e recreativa trabalharão e aperfeiçoarão a agilidade, a lateralidade e o raciocino.

 

 

 

 

Para ficar por dentro destes e dos próximos vídeos, acompanhe a página do Caic  no facebook, clicando aqui. Os novos vídeos são liberados toda semana, às terças e quinta-feiras. Aproveite e mantenha-se informado sobre os assuntos relacionados ao aprendizado dos alunos durante a pandemia.

Projeto de extensão: Brincar, aprender e incluir através do esporte

Conheça o Projeto de Extensão – Biext n° 43 – “Esporte Educacional: Brincar, aprender e incluir através da prática desportiva no CAIC

Apresentamos a vocês esse projeto que tem o intuito de levar aos alunos do CAIC do 5° ano e a todos que estejam dispostos a se exercitarem e se divertirem sem sair de casa novidades lúdicas, recreativas e esportivas. São práticas fáceis de serem reproduzidas e aplicadas. Fiquem ligados nas próximas postagens e nos acompanhem!

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

– Por Vânia M.N Policarpo

Esta importante data sempre foi comemorada no CAIC. Em 2019 significou falar e vivenciar um pouco da natureza tão perto e às vezes tão distante do ser humano.

Aqui as atividades de 2019 vêm para matar um pouquinho das saudades!
Fomos felizes e aprendemos muito nestes dias!
O CAIC simplesmente se agraciou com a dedicação de todos os professores, bolsistas, estagiários voluntários, estágio supervisionado, parceiros da Flona Mário Xavier, Jardim Botânico da UFRRJ, do Setor de Grandes Culturas,que se relacionaram animados com os projetos e atividades deste dia em 2019.
Foi uma semana de intensas atividades, algumas fotos retratam ainda outras ocasiões vivenciadas com o tema Meio Ambiente.
As passagens retratadas aqui foram dos projetos diversificados de professores da UFRRJ, atividades dos professores do Caic, uma semana de CTUR no CAIC proporcionada pela coordenação do curso de Meio Ambiente, NEP no Instituto de Biologia, Dia da família na escola com visita a horta. Muitos outros acontecimentos alusivos a preservação do nosso planeta do nosso lugar.
Gratidão também a todos os atores que sempre colaboraram na conservação e decoração do espaço escolar com carinho e dedicação!
Uma lembrança legal, mas que não conseguimos a foto foi do mural do meio ambiente talentosamente elaborado por toda equipe de controle de endemias do MS, está em nossas memórias!
São muitas lembranças lindas que esperamos retornar logo logo!
Agora é hora de cuidar do nosso planeta, do nosso lugar.
Vamos estar com a melhor solução para o momento, a informação segura e de qualidade! Com ela saberemos juntos vencer mais este desafio que é a Covid-19.
Até breve comunidade CAIC- Paulo Darcoso Filho. Fiquem ligados nas informações em nossa página no Facebook, clicando aqui.

Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê – Monteiro Lobato

Leia o texto produzido com muito carinho pela professora Ângela Brasil, responsável pela biblioteca infantil do CAIC – Paulo Darcoso Filho

Neste momento de isolamento por conta do coronavírus e entendendo a necessidade de se manterem estimulados o hábito e o gosto pela leitura, o CAIC Paulo Dacorso Filho solicita a participação da família na continuidade deste objetivo, pois somente com o convívio constante com a leitura é que nossas crianças vão criar gosto pela mesma.

A literatura infantil é muito importante, pois contribui para o conhecimento, recreação, informação e interação necessários ao ato de ler, podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

A leitura precisa ser ensinada explicando-se o seu significado, para que este aprendizado seja mais motivador. A leitura deve ser apresentada como um momento lúdico, de fantasia e diversão. Assim, é fundamental que o adulto transforme a leitura numa prática que desperte a curiosidade infantil e valorize cada detalhe contado.

Ao passo que a leitura assume este papel de despertar o interesse e o prazer, a criança compreende a riqueza que as narrativas podem ter, compreende também, a presença de seus personagens e da envolvente história que os livros podem trazer, construindo uma relação de amor e carinho pela leitura.

Confira na nossa página no facebook um conteúdo didático para as crianças e mamães acerca da pandemia do coronavírus.