Pesquise no site

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages


Iniciação Científica - atuais


Perfil


Thays Figueiroa PIBIC CNPq UFRRJ

E-mail

Lattes

CV Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/4144536007975832

Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, é aluna do curso de Medicina Veterinária da UFRRJ e técnica em Agroecologia pelo Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR). No ensino médio técnico foi bolsista de Apoio Técnico e de Iniciação Científica, onde realizou as análises bromatológica da palhada do alho e de possível utilização do material na produção Agroecológica. Estagiou no Hospital Veterinário de Pequenos Animais e no Hospital Veterinário de Grandes Animais da UFRRJ, auxiliando na coleta de materiais para exames laboratoriais. Fez parte da equipe de projetos da Empresa Júnior de Medicina Veterinária da UFRRJ, OrganoVet Jr. participando de políticas de assistência técnica voltadas para produtores em situação de vulnerabilidade econômica e social em assentamentos do Estado do Rio de Janeiro. Junto ao Laboratório de Doenças Parasitárias da UFRRJ, desenvolve técnicas de estabelecimento de cultivo primário de células embrionárias de ixodídeos, isolamento de hemoparasitos a partir de sangue ou carrapato de mamíferos e utiliza técnicas biomoleculares para a identificação de hemoparasitos e de vetores artrópodes.

Projeto de Pesquisa do qual faz parte:
Isolamento e propagação in vitro de Ehrlichia canis procedente de carrapatos
 
Descrição: O experimento consiste em coletar carrapatos procedentes de cães, para realização de isolamento de hemoparasitos em células embrionárias de Ixodes scapularis (IDE8). Adicionalmente ao isolamento, faz-se necessária a utilização da técnica biomolecular de Polymerase Chain Reaction (PCR) para detecção dos agentes patogênicos presentes nas amostras.
Integrantes: Thays Figueiroa dos Santos – Integrante / Claudia Bezerra da Silva – Integrante / Priscilla Nunes dos Santos – Integrante / Juliana Ferreira dos Santos Brito – Integrante / Adivaldo Henrique da Fonseca – Coordenador / Carolina Ribeiro Marotta – Integrante / Matheus Dias Cordeiro.
 
Detecção de Hemoparasitas e Estabelecimento de Cultivo Primário de Células Embrionárias de Carrapatos
 
Descrição: Durante a atividade voluntária, foram realizadas a extração do DNA e posterior detecção de hemoparasitas como Anaplasma sp., Ehrlichia sp., Babesia sp., Rickettsia sp., Theileria sp. e Borrelia sp. em carrapatos provenientes de mamíferos por meio da técnica de Polymerase Chain Reaction (PCR). Realizou-se também o estabelecimento de cultivo primário de células embrionárias de Dermacentor nitens a partir de ovos postos pelas fêmeas desta espécie de carrapato.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Thays Figueiroa dos Santos – Integrante / Priscilla Nunes dos Santos – Integrante / Adivaldo Henrique da Fonseca – Coordenador / Matheus Dias Cordeiro