Pesquise no site

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages


Doutorado - atuais


Perfil


Natália Braz de Almeida Pereira

E-mail

Lattes

Bacharel em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2015). Tem experiência profissional na prática médica de pequenos animais, animais selvagens, etc. Atualmente, cursa o Doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Ciências Veterinárias, e sua linha de pesquisa é: patologia, diagnóstico e controle das doenças dos animais.

Título da Tese

Enfermidades Parasitárias do Sistema Nervoso de Bovinos Diagnosticadas no Setor de Anatomia Patológica da UFRRJ no Período de 1953 a 2022

Resumo da Tese

PEREIRA, Natália Braz de Almeida. Enfermidades do Sistema Nervoso de Bovinos Diagnosticadas no Setor de Anatomia Patológica da UFRRJ no Período de 1953 a 2022. 2020. 14p.

As enfermidades que acometem o sistema nervoso (SN) nos bovinos, implicam em grave impacto econômico, pois o Brasil possui o segundo maior rebanho bovino do mundo e o primeiro maior rebanho comercial. A relevância do estudo das doenças do SN cresceu desde o surgimento da Encefalopatia Espongiforme dos Bovinos (BSE) e a dificuldade para o diagnóstico diferencial com enfermidades causadas por hemoparasitos. Este estudo tem o objetivo realizar um estudo longitudinal retrospectivo das doenças do SN em bovinos entre os anos de 1953 a 2022, baseando-se na reavaliação de todos os casos diagnosticados, enfatizando doenças parasitárias que geram sinais neurológicos, como a tripanossomíase (Trypanossoma vivax) e babesiose (babesia bovis). As manifestações clinicas dessas doenças se assemelham a outras hemoparasitoses, o que dificulta o seu diagnóstico, influenciando no tratamento e profilaxia destas.  Através de leitura criteriosa dos históricos, laudos de necropsias, lâminas e blocos parafinados de materiais coletados de necropsias, realizando uma ampla revisão de casos descritos na literatura nacional sobre o assunto, reunindo dados clínico-epidemiológicos e patológicos destas enfermidades a fim de esclarecer e oferecer subsídios para o diagnóstico destas, destacar as doenças de maior importância para os animais de produção e confrontar os principais diagnósticos diferenciais de cada doença, além de análise estatística da distribuição geográfica das ocorrências dessas enfermidades e avaliação epidemiológica da ocorrência de surtos ocorridos nesse período. O uso da imunohistoquimica baseando-se na detecção de antígenos in situ por meio da utilização de um anticorpo (policlonal ou monoclonal) primário e de um sistema de enzima e substrato cromógeno que se deposita no local da reação antígeno-anticorpo, sendo uma metodologia que aumenta a possibilidade de detecção do parasita nos tecidos, principalmente quando a carga parasitária é baixa e a reação em cadeia da polimerase (PCR) que também será empregada neste estudo devida capacidade de detectar agentes infecciosos com alta sensibilidade e especificidade. Através deste trabalho, pretende-se descrever estas doenças, com uma pesquisa bibliográfica envolvendo os aspectos profiláticos e sazonais e pretende-se ainda, caracterizar o cenário epidemiológico da região de atuação do SAP/UFRRJ, obtendo dados da prevalência de cada parasita, ou de infecções múltiplas, contribuindo para o desenvolvimento de um diagnóstico acurado e rápido para enfermidades que cursam com sinais nervosos em bovinos, pois são  frequentemente subdiagnosticadas gerando prejuízos econômicos assim como impactos na saúde pública.