Pesquise no site

Doutorado - atuais

Natália Braz de Almeida Pereira

Lattes

Bacharel em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2015). Tem experiência profissional na prática médica de pequenos animais, animais selvagens, etc. Atualmente, cursa o Doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Ciências Veterinárias, e sua linha de pesquisa é: patologia, diagnóstico e controle das doenças dos animais.

Título da Tese

Enfermidades Parasitárias do Sistema Nervoso de Bovinos Diagnosticadas no Setor de Anatomia Patológica da UFRRJ no Período de 1953 a 2022

Resumo da Tese

PEREIRA, Natália Braz de Almeida. Enfermidades do Sistema Nervoso de Bovinos Diagnosticadas no Setor de Anatomia Patológica da UFRRJ no Período de 1953 a 2022. 2020. 14p.

As enfermidades que acometem o sistema nervoso (SN) nos bovinos, implicam em grave impacto econômico, pois o Brasil possui o segundo maior rebanho bovino do mundo e o primeiro maior rebanho comercial. A relevância do estudo das doenças do SN cresceu desde o surgimento da Encefalopatia Espongiforme dos Bovinos (BSE) e a dificuldade para o diagnóstico diferencial com enfermidades causadas por hemoparasitos. Este estudo tem o objetivo realizar um estudo longitudinal retrospectivo das doenças do SN em bovinos entre os anos de 1953 a 2022, baseando-se na reavaliação de todos os casos diagnosticados, enfatizando doenças parasitárias que geram sinais neurológicos, como a tripanossomíase (Trypanossoma vivax) e babesiose (babesia bovis). As manifestações clinicas dessas doenças se assemelham a outras hemoparasitoses, o que dificulta o seu diagnóstico, influenciando no tratamento e profilaxia destas.  Através de leitura criteriosa dos históricos, laudos de necropsias, lâminas e blocos parafinados de materiais coletados de necropsias, realizando uma ampla revisão de casos descritos na literatura nacional sobre o assunto, reunindo dados clínico-epidemiológicos e patológicos destas enfermidades a fim de esclarecer e oferecer subsídios para o diagnóstico destas, destacar as doenças de maior importância para os animais de produção e confrontar os principais diagnósticos diferenciais de cada doença, além de análise estatística da distribuição geográfica das ocorrências dessas enfermidades e avaliação epidemiológica da ocorrência de surtos ocorridos nesse período. O uso da imunohistoquimica baseando-se na detecção de antígenos in situ por meio da utilização de um anticorpo (policlonal ou monoclonal) primário e de um sistema de enzima e substrato cromógeno que se deposita no local da reação antígeno-anticorpo, sendo uma metodologia que aumenta a possibilidade de detecção do parasita nos tecidos, principalmente quando a carga parasitária é baixa e a reação em cadeia da polimerase (PCR) que também será empregada neste estudo devida capacidade de detectar agentes infecciosos com alta sensibilidade e especificidade. Através deste trabalho, pretende-se descrever estas doenças, com uma pesquisa bibliográfica envolvendo os aspectos profiláticos e sazonais e pretende-se ainda, caracterizar o cenário epidemiológico da região de atuação do SAP/UFRRJ, obtendo dados da prevalência de cada parasita, ou de infecções múltiplas, contribuindo para o desenvolvimento de um diagnóstico acurado e rápido para enfermidades que cursam com sinais nervosos em bovinos, pois são  frequentemente subdiagnosticadas gerando prejuízos econômicos assim como impactos na saúde pública.