O site apresenta como intuito informar e atualizar o público com notícias recentes sobre os laboratórios de doenças parasitárias e o de estudo da interação parasito-hospedeiro.
Conheça nossa equipe:
Adivaldo Henrique da Fonseca: Concluiu o Curso Técnico em Agropecuária no Colégio Ildefonso Simões Lopes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1973, Instituição onde graduou-se em Medicina Veterinária no ano de 1977. Realizou os cursos de Mestrado (1979) e Doutorado (1983) em Ciências Veterinárias também na UFRRJ. Nos anos de 1988-1989, realizou estágio de Pós-Doutorado em: Medical and Veterinary Entomology pela University of Florida (EUA) e Pós-Doutorado em: In vitro cultivation of ticks cells to study blood parasites of Medical and Veterinary importance na University of Edinburgh; Reino Unido (Maio a Setembro de 2010). É Professor da Disciplina de Doenças Parasitárias da UFRRJ, tendo sido aprovado em Concurso público para Professor Titular em Doenças Parasitárias e Livre Docente, respectivamente, nos anos de 1993 e 2003; e Titular em Clínica Médica de Grandes Animais (1997) pela Escola de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Desde o curso de graduação é Bolsista do CNPq, onde atualmente está classificado como Pesquisador nível I C. Por muitos anos atuou ativamente em diferentes posições na Diretoria da Associação de Docentes ADUR-RJ. Além disto, sempre contribuiu em atividades administrativas na Coordenação de curso de Pós Graduação; Chefia de Departamento, Representação de sua categoria ou participando de comissões em nível do Departamento, do Instituto, assim como junto à Administração Superior da UFRRJ.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/4411441162862608
Bruna de Azevedo Baêta: Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015). Atuou como docente de Parasitologia II, Doenças Parasitárias, Saúde Publica e Bioestatística do curso de Medicina Veterinária na Universidade de Vassouras, RJ, e como docente do mestrado profissional em Diagnóstico em Medicina Veterinária (2016-2021). Atuou ainda como coordenadora do mestrado Profissional em Diagnóstico em Medicina Veterinária da Universidade de Vassouras (2019-2021) e como médica veterinária da Prefeitura Municipal de Volta Redonda (2016-2021) Atualmente é docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Parasitologia, Doenças Parasitárias, zoonoses e Saúde Pública.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/8016012971743463
Claudia Bezerra da Silva: Professora do Departamento de Parasitologia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), vinculada às disciplinas obrigatórias de Zoologia Médica e Parasitologia I e Doenças Parasitárias (DESP), e disciplina optativa de Entomologia Forense. Colabora em disciplinas da Pós-graduação, incluindo TECV-Métodos de Isolamento e Propagação de Agentes Parasitários em Células de Artrópodes. Médica Veterinária, graduada na UFRRJ, no decorrer de sua carreira foi bolsista de iniciação científica (Pibic/Balcão ? CNPq), conquistando o X Prêmio de Iniciação Científica da XVII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ. Aprovada em concurso público, ocupou vaga de Acadêmico Bolsista em Medicina Veterinária no Esquadrão Escola de Cavalaria da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, exercendo atividade na área de Clínica Médica de equinos. Possui proficiência em língua inglesa. Tem experiência profissional na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Parasitologia Veterinária, Doenças Parasitárias, Diagnóstico Molecular e Cultivo Celular. Tem publicado artigos em revistas com fator de impacto e qualis (CAPES) relevantes, além dos inúmeros trabalhos publicados ao longo da carreira em anais de eventos nacionais e internacionais. Mestra em Ciências, com grau obtido no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (Parasitologia Veterinária), bem como o título de Doutora na mesma área e instituição. Os títulos obtidos na pós-graduação tiveram como base dissertação e tese com temas de importância médica veterinária, além de incluir assunto de elevado impacto por se tratarem de zoonoses emergentes. Realizou Pós-doutorado no período de 2016 a 2019, sendo bolsista beneficiada pelo programa de Pós-doutorado no Rio de Janeiro (PAPDRJ) financiado pelo convênio CAPES/FAPERJ, atuando com cultivo celular, isolamento e propagação de agentes patogênicos. Compõe a função de Conselheira do Colegiado do curso de graduação em Medicina Veterinária, e faz parte da Câmara Setorial de Extensão do Instituto de Veterinária, UFRRJ. Atualmente, encontra-se como Chefe do Departamento de Parasitologia Animal (DPA, IV) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/1386096108167039
Matheus Dias Cordeiro: Médico Veterinário formado no ano de 2009 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestrado (2012) e doutorado (2015) em Ciências Veterinárias pela UFRRJ. Atualmente atua como servidor público pesquisador no Laboratório de Doença Parasitárias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, desenvolvendo pesquisas na área de doenças parasitárias com ênfase em ecologia de artrópodes vetores de doenças (foco em doenças transmitidas por carrapatos), processo saúde/doença de animais e diagnóstico sorológico e molecular. No primeiro semestre de 2022 se tornou JOVEM CIENTÍSTA DO NOSSO ESTADO pela FAPERJ. É docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Práticas de Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) e também atua como orientador de bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação científica voluntária.